Visita de Gráccio Caetano

à Universidade Sénior de Rio Tinto

Hoje, dia 12 de dezembro de 2016, Gráccio Caetano na pessoa de Rosária Vilela Grácio foi o convidado especial da Universidade Sénior de Rio Tinto. 

Este convite decorreu do interesse dos alunos e da professora Fátima Silva em conhecer e aprofundar os motivos da pintura "A vitória do Rio Tinto" que integra a Exposição Colectiva da Coleção Privada de Obras de Arte da Junta de Freguesia de Rio Tinto. Esta exposição foi inaugurada a 18 de novembro de 2016 no Centro Cultural Amália Rodrigues de Rio Tinto e fica patente ao público até o dia 14 de dezembro com mais de 70 obras.  

Pelas 14:30hs, o estudo da conceção artística começou, e puderam os alunos partilhar com a artista o que sentiram com a obra "A vitória do Rio Tinto". Foram evocadas a História e as lendas de Rio Tinto, com guerras brutais e ardentes amores, em que o centro das atenções era o coração vermelho e verde que intermediava as duas espadas.

Os olhos no centro superior do quadro foi a questão que mais interrogou os alunos... 

Mas apesar da história ser o berço da obra, para Gráccio Caetano, o passado só pode ser lembrado como uma lição de vida para o presente.

Por isso, apesar da grande importancia das guerras ocorridas no Rio Tinto na consolidão das fronteiras de Portugal, o que mais interroga o artista é o que este Rio Tinto grita hoje.

O facto do Rio Tinto ter juntado um grupo de cidadãos em defesa da sua limpeza e revitalização com o nome de Movimento Em Defesa do Rio Tinto (MOVE). conta atualmente a história deste rio que um dia também será contada às gerações futuras.

O passado ensina-nos a construir um futuro melhor quando nos fixamos em aprender com ele na construção de um presente melhor.

Ao final da partilha, Gráccio Caetano recebeu das mãos da professora e autora Fátima Silva o livro "Virgínia Moura - Rosto Voltado para o Futuro".

A Junta de Freguesia de Rio Tinto também ofereceu a Gráccio Caetano a bonita peça que ao lado se observa que será guardada com grande amor e carinho como lembrança deste dia ...

Abaixo partilhamos as fotos que fazem a memória deste dia.