Rio Tinto

Rio Tinto é uma cidade do concelho de Gondomar, Portugal.

O nome desta cidade deriva de um ribeiro a que foi dado este nome em virtude de uma grande batalha nele ter sido travada, tingindo-se de sangue as suas águas.

Esta cidade tem as suas lendas e história, tornando-se o rio que lhe deu o nome, ainda hoje, um dos motivos da vívida participação da comunidade para o manter vivo.

Em 2016, Gráccio Caetano realiza nesta bela cidade duas exposições que irão culminar na criação de uma obra de pintura que se tornará parte da coleção privada de obras de arte da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

"Pintar até que a minha vista se canse..." - Exposição de Pintura no Centro de Reabilitação de Areosa em Rio Tinto

Devido a uma deficiência visual, Rosária Vilela Grácio começa a frequentar a partir de 2015 o Centro de Reabilitação de Areosa em Rio Tinto.

No seguimento desta experiência, Gráccio Caetano realiza uma exposição de pintura intitulada "Pintar até que a minha vista se canse..."

Esta exposição decorreu nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2016.

Nesta exposição, alguns dos trabalhos poderiam ser tocados pelas pessoas com deficiência visual.

A tridimensionalidade das obras mais recentes de Gráccio Caetano permitiu que sua arte fosse sentida também pelos que sofrem de cegueira ou de baixa visão. 

"As minhas aventuras com a bengala verde" foi um dos quadros integrantes desta exposição que invocava a necessidade do uso de uma bengala que diferenciasse as pessoas com baixa visão das que têm cegueira total. Em vários países, o uso de uma bengala na cor verde alerta que as pessoas com baixa visão podem ver algumas coisas e outras não, pelo que a sua deficiência não pode ser confundida com a cegueria total.

Este quadro foi doado ao Centro de Reabilitação da Areosa.

Veja abaixo os vídeos desta exposição.

Exposição de Pintura "Ser Incógnito" 

no espaço"Arte no Parque" no Parque Nascente em Rio Tinto

Posteriormente, em 12 de julho de 2016, Gráccio Caetano inaugura a Exposição de Pintura "Ser Incógnito" no espaço "Arte no Parque" no Piso 1 do Parque Nascente em Rio Tinto - Gondomar - Porto. Esta exposição ficou patente ao público até o dia 1 de agosto de 2016.

Nesta exposição, Gráccio Caetano cria uma obra a pensar na história e lendas da Cidade de Rio Tinto. 

Esta obra foi doada para a coleção privada de obras de arte da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

Para este quadro foram feitos dois vídeos; um com o poema da obra e outro com a conceção da obra.


A Vitória do Rio Tinto

50 cm X 40 cm

Técnica mista sobre tela

Ano 2016


O Rio Tinto narra a história

De uma batalha entre dois reis
Com suas espadas tão desiguais
Num tempo em que as guerras
Faziam a paz nas fronteiras...
Este rio, ainda hoje, grita e geme
Nas veias desta cidade,
Permanece vivo, e teima sempre
Em lembrar-nos da vitória que
Emerge das suas águas ...

(Poema de Rosária Grácio)

Exposição coletiva no Centro Cultural de Rio Tinto

No dia 18 de novembro de 2016 pelas 21:30h foi inaugurada a exposição "RIO TINTO ' Arte" no Centro Cultural de Rio Tinto. Nesta exposição coletiva, um dos trabalhos expostos é o quadro "A vitória do rio Tinto", de Gráccio Caetano, que atualmente integra o património artístico da Junta Freguesia de Rio Tinto. Esta exposição ficará patente até o dia 14 de dezembro de 2016.

Para que este momento fique lembrado para sempre, todos os artistas receberam das mãos de Nuno Fonseca, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, um catálogo que reúne as fotografias de cada peça de arte com as respetivas bibliografias dos artistas que estão presentes nesta Exposição colectiva, incluindo o quadro de Gráccio Caetano.

Louvamos esta excelente iniciativa da Junta de Freguesia de Rio Tinto que demonstra com ações concretas que realmente estimula a arte e dignifica os artistas.

Ao lado colocamos uma foto do catálago que guardaremos com muito carinho.

Nesta inauguração, Paulo Caetano e Rosária Vilela Grácio estiverem presentes.

A vitória do Rio Tinto

No seguimento da exposição coletiva, o nosso quadro despertou interrogações .

Visita à Universidade Sénior do Rio Tinto  - Clica na imagem e conheça mais a respeito.